quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Candidíase: tire suas dúvidas

Descubra as causas e sintomas da candidíase, um problema que atinge 75% da população feminina, e veja como se proteger;

Basta a temperatura subir para essa infecção, que causa tanto incômodo nas mulheres, surgir. Isso porque o calor e a umidade (além do biquíni molhado) - típicos no verão - criam um ambiente favorável ao seu aparecimento. Os ginecologistas Marcello Valle, da Clínica Origen, no Rio de Janeiro, e Afonso Nazário, do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, explicam como se proteger do problema que afeta 75% da população feminina pelo menos uma vez na vida

Qual é a causa do problema?


O grande responsável é o fungo Candida albicans, naturalmente presente na flora vaginal. Em desequilíbrio, ele provoca sintomas desagradáveis como corrimento esbranquiçado, vermelhidão, coceira, queimação e inchaço na vulva.


Em que situação é mais comum aparecer?


Em caso de queda na imunidade (causada por stress ou gripe), umidade na vagina (por causa do calor e da temperatura ambiente e do uso prolongado de biquíni molhado, por exemplo) e durante a alteração hormonal típica da menstruação - todos esses fatores facilitam a multiplicação dos fungos. A doença também pode ser adquirida por meio do contato sexual, quando o parceiro está contaminado.


Quem está mais propensa?


Mulheres grávidas ou que usam pílulas anticoncepcionais (o estrogênio facilita o aparecimento dos fungos), as que estão tomando antibióticos por um período longo (esse tipo de medicamento mata também as bactérias protetoras) ou que sofram de diabetes (a doença baixa a imunidade do organismo e altera o pH genital, favorecendo o problema).


Qual é o tratamento?


Recomenda-se o uso de fungicidas na forma de creme vaginal ou óvulo e de comprimidos via oral, que tanto a mulher como o homem devem tomar. Nesse período, não é recomendável manter relações sexuais.


É possível prevenir?


Alguns cuidados são essenciais: tirar o biquíni molhado e a roupa suada da academia o quanto antes, deixar as peças íntimas secarem em lugar ventilado (e não no boxe do banheiro), trocar regularmente o absorvente interno durante a menstruação, evitar o uso de protetores diários de calcinha (eles abafam a região, deixando-a mais úmida), vestir roupas e lingerie de algodão ou outro tecido que favorece a transpiração, dormir sem calcinha (para arejar), preferir saias e vestidos em vez de calças e roupas apertadas durante o verão.


E se eu tiver candidíase no meio de uma viagem?


Recorra a banhos de assento por dez minutos, em dias alternados. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água morna (fervida previamente) - o líquido deixa a vagina mais alcalina, criando um ambiente hostil para os fungos. Se você é do tipo que sempre é pega pela candidíase, peça ao seu médico uma receita para levar na viagem ou já coloque o medicamento no nécessaire.


A alimentação também pode ajudar?


Sim. Os probióticos, nutrientes contidos nos iogurtes e leites fermentados, são bons aliados contra fungos, vírus e bactérias. O ácido caprílico do coco também é um potente antifúngico, assim como os óleos ricos em ômega 3 e 6. O alho idem - ele deve ser consumido cru ou em suplementos. É bom evitar doces: o açúcar refinado serve de alimento para os fungos proliferarem.


Há risco de a candidíase evoluir para algo grave?


Não. Mas ela pode favorecer infecções secundárias na própria vagina ou se tornar um quadro crônico recorrente, que, embora não seja sério, é bastante incômodo. Quem vire e mexe apresenta esse problema deve procurar um médico para investigar se há alguma ligação com outra doença, como diabetes. 

Fonte: Revista saúde - editora abril

2 comentários:

  1. Ótimo artigo republicado, Bárbara! Esse texto consegue explicar rapidamente os principais pontos relacionados à Candidíase na mulher.

    Vale lembrar também que hoje, já são isoladas outras espécies do gênero Candida, além da Candida albicans, como responsáveis por grande parte dos casos de Candidíase.

    Uma informação adicional também é que a Candidíase pode trazer complicações mais sérias e pessoas com uma grande depressão da imunidade e também que 65% dos idosos são afetados, especialmente os com uso de dentaduras, momento em que a Candidíase pode se apresentar de forma crônica e apenas com uma vermelhidão na região da gengiva, sendo necessária coleta e análise laboratorial pra identificar a infecção.

    Um grande abraço e continue com o ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, Obrigada pelo elogio !

      Continue visitando nosso blog!!

      Grande Abraço

      Excluir