terça-feira, 14 de maio de 2013

SQS: Quais as diferenças entre os tumores benigno e maligno?

como mutações no DNA definem o tipo e a gravidade do problema.


O crescimento anormal de células pode ter muitos causadores. Geralmente, eles são divididos em três categorias: os agentes biológicos, caso de bactérias e vírus, os agentes químicos, como o cigarro ou o contato com um produto tóxico, e os agentes físicos, a exemplo do excesso de exposição à luz solar.

 

Tumor benigno

Os mais recorrentes - lesões na pele, pólipos intestinais, fibromas de mama, de órgãos ginecológicos e de próstata.
Metamorfose vagarosa -
Uma pequena mutação no código genético faz a célula se multiplicar mais do que deveria, dando origem a uma massa tumoral. Essa falha não chega a ser muito grave, uma vez que o desenvolvimento do tumor se dá por expansão e segue um ritmo mais lento.


 
 Quase camufladas - A maioria dos tumores benignos fica restrita a uma cápsula fibrosa, que impede a propagação desordenada desse amontoado de células defeituosas. Formam-se, então, protuberâncias, mas que não guardam muita diferença em relação ao tecido sadio.
Rápido e preciso -
Cirurgias costumam ser feitas para retirar o tumor. O médico o extrai junto a um pedaço do órgão não atingido em volta. Como ele não tem a capacidade de se espalhar, o tratamento é mais tranquilo e a operação resolve a maioria dos casos.


 

Tumor Maligno

Tumores mais recorrentes - Pele, mama, colo uterino, pulmão e próstata.
Nasce um câncer -
Genes designados para consertar danos no DNA e frear um surgimento de tumores falham, permitindo que uma célula anormal se reproduza. Essa unidade problemática passa a se replicar em alta velocidade e, com o tempo, brotam vasinhos que nutrem o tumor.


 
Espírito aventureiro - Os tumores malignos, de núcleo de formado, possuem a habilidade de invadir outros órgãos. Chamado de metástase, o processo acontece quando uma dessas células cai na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos e viaja pelos rincões do organismo.
Ataque generalizado -
Os oncologistas fazem uso da quimioterapia e da radioterapia, tratamentos bem agressivos, para mataras células cancerosas que já escaparam da formação inicial. Dependendo do caso, um procedimento cirúrgico é realizado para tirar as áreas maiores tomadas pela doença.


 Fonte: Revista saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário