terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pílula e cigarro não combinam!

Quem fuma e toma anticoncepcionais corre um risco muito maior de problemas nos vasos. Entenda o porquê e se proteja.

image-521

Se você ainda não se convenceu a largar o cigarro, eis mais um motivo para apagá-lo de vez da sua vida: estudos mostram que as fumantes correm mais riscos cardiovasculares quando também usam a pílula anticoncepcional.

Para começo de conversa, sobram evidências de que o tabagismo em si já detona as artérias. “O cigarro dispara processos inflamatórios que afetam as paredes dos vasos, além de estar por trás do aumento na frequência cardíaca”, explica o cardiologista Carlos Costa Magalhães, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, a Socesp. Isso sem contar o estrago que faz à pele, levando ao envelhecimento precoce, e — o que é pior — seu perigoso elo com o surgimento do câncer e de outras complicações nos pulmões.
Acontece que, quando falamos no sistema cardiovascular, a pílula pode piorar e muito os danos. A responsabilidade disso recai sobre os princípios ativos que compõem esses medicamentos — são moléculas que imitam hormônios como o estrógeno e a progesterona. Tais substâncias favorecem a retenção de líquidos e o desajuste na pressão arterial, sobretudo em quem tem predisposição para essas condições.

Se é o seu caso, fique calma, os cardiologistas avisam que um rigoroso acompanhamento médico reduz a probabilidade de encrencas e até mesmo as hipertensas podem utilizar a pílula desde que o ginecologista aponte a opção mais segura. “Também é fundamental adotar um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividade física e um cardápio equilibrado, de preferência recheado de vegetais e com pouco sódio”, sugere Magalhães.

A mesma prudência é necessária ao grupo das que sofrem com varizes. É que essa situação, por si só, já sinaliza que a circulação sanguínea não acontece de forma adequada. Daí, se juntar o tabagismo e a pílula, a probabilidade de se formarem coágulos tende a crescer. 

“Quando trombos, vindos das pernas, se deslocam pelas veias há o risco de ocorrer uma embolia pulmonar”, afirma o médico. E, se esses coágulos estiverem em artérias localizadas na parte superior do corpo, o perigo de um acidente vascular cerebral (AVC) é grande.

Tudo porque a mistura entre cigarro e pílula desequilibra o processo de coagulação do sangue. Se você tem algum indício de que o sangue não flui como deveria… já sabe. Magalhães avisa que, para algumas mulheres, a saída é realmente buscar outros métodos contraceptivos. Nesses casos, a camisinha e o DIU podem ser os melhores aliados.

Fonte: Revista saude - editora abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário