segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Batata doce ou inglesa: qual a melhor para a sua saúde?

Os dois alimentos são fontes ricas de carboidratos, mas um deles é mais nutritivo. Descubra qual batata deve ter preferência no seu cardápio.

Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce. "Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B", descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. A inglesa, por sua vez, tem alto índice glicêmico e, por isso, faz a glicose e a insulina dispararem no sangue. "Em excesso, a insulina incentiva o armazenamento de gordura, sobretudo na região abdominal", conta a especialista.
Já a doce não tem esse mesmo efeito porque reúne o dobro de fibras - logo, a liberação de açúcar na circulação ocorre lentamente e não há necessidade de um montão de insulina entrar na jogada. As fibras também são vantajosas porque aumentam a sensação de saciedade, evitando, assim, ataques desenfreados de gula. Mas nada de exageros: seja qual for a sua escolha, os tubérculos são fontes de carboidratos e o abuso pesa na cintura. Coma, no máximo, metade de uma batata por dia.

Veja a comparação de 100 gramas de cada batata de acordo com a tabela brasileira de composição de alimentos (TACO/UNICAMP).
 

Energia

Batata-inglesa - 52 cal
Batata-doce - 77 cal
 

Carboidratos

Batata-inglesa - 11,9 g
Batata-doce - 18,4 g
 

Fibras

Batata-doce - 2,2 g
Batata-inglesa - 1,3 g
 

Cálcio

Batata-doce - 17 mg
Batata-inglesa - 4 mg
 

Potássio

Batata-inglesa - 161 mg
Batata-doce - 148 mg
 

Vitaminas

Batata-doce - 23,8 mg
Batata-inglesa - 3,8 mg
 

Placar SAÚDE

Batata-inglesa 3 x Batata-doce 3

Fonte: Revista saúde - Editora abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário