terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Brasileiras desconhecem relação entre diabetes e problemas do coração


As chances de mulheres diabéticas terem um infarto são quase duas vezes maiores quando comparadas aos homens. E o pior é que as brasileiras não conhecem esse perigo, segundo a pesquisa Sinta Seu Coração.

 
Apenas 18% das 5 318 participantes da pesquisa Sinta Seu Coração aponta o diabete com um dos principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares. "O mais preocupante é que esse resultado está relacionado a uma parcela de mulheres de alto nível sociocultural, já que o estudo foi realizado, em grande parte, com as classes sociais A e B", observa o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que completa: "Imagine o nível de desconhecimento do restante da população.".

Couri conta que as diabéticas têm mais que o dobro de chance de sofrer um infarto se comparadas aos homens diabéticos e que, embora diversos estudos confirmem essa tendência, ainda não há elucidação sobre o porquê da maior predisposição feminina. O fato é que a doença marcada pelo excesso de açúcar no sangue pode fazer estragos nas artérias. Um dos maiores prejudicados é o endotélio, aquela parede celular que recobre o vaso. “Ele fica mais suscetível ao acúmulo de gordura”, diz. Esse mecanismo serve de estopim para a formação da placa e, portanto, da aterosclerose. "Também existem evidências de que o diabete esteja por trás do aumento da pressão arterial", revela o médico.

 

Prevenção

Para prevenir essas encrencas, o melhor é manter um estilo de vida saudável desde a infância, seguindo a boa e velha estratégia de praticar atividade física e dar maior espaço para frutas, hortaliças e grãos integrais na dieta. E para quem pensa que os doces devem ser banidos, Couri avisa: "não é preciso cortar nenhum alimento do cardápio, basta evitar o exagero". Até porque o chocolate é mesmo um grande aliado em momentos de TPM, não é mesmo? Nesses períodos, os nutricionistas sugerem um tablete de 30 gramas do tipo amargo, uma delícia que concentra substâncias de ação antioxidante.

Por fim, a dica é fazer check-ups e pedir ao seu médico que inclua a medição das taxas de glicose entre os exames já a partir dos 20 anos de idade. "Para aquelas que têm histórico de diabete na família, o ideal é dosar a partir dos 10”, recomenda.
 

Veja alguns dados da pesquisa:

Para você, quais seriam os principais fatores de risco para os problemas cardíacos? (As entrevistadas podiam escolher cinco fatores)
 
Em relação às frases abaixo, você concorda totalmente? 
De quanto em quanto tempo você mede a glicemia?
Você é diabética?
 
 
 Fonte: Revista saude - editora abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário