terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O que acontece no seu corpo em uma entrevista de emprego

Você prepara cada movimento para conseguir o trabalho dos sonhos, mostrar-se calma, simpática e segura é o plano principal. Mas seu corpo reserva outras emoções pela frente.

Cérebro

Assim que pisa no escritório do seu chefe em potencial, PAM! As células nervosas do seu cérebro desencadeiam uma avalanche de substâncias químicas, como a dopamina.
Tomara que tenha recusado a xícara de café – você não precisa de nenhum estímulo extra. Seu cérebro lhe deu um chacoalhão e ativou o modo de luta e fuga, fazendo com que as glândulas suprarrenais liberem adrenalina e cortisol.
Enquanto isso, a tempestade neurológica encobre o centro de raciocínio do cérebro. De repente você não consegue se lembrar das respostas ensaiadas e começa a titubear – ou, pior, a ter um ataque de riso, mesmo sem nenhuma piada.

Coração e pulmões

A adrenalina atinge seu auge e aumenta o ritmo cardíaco. Um coração acelerado precisa de oxigênio extra, e seus pulmões trabalham mais. Se você não alimentá-los com respirações profundas, pode ficar tonta.

Músculos

Todos, incluindo aqueles em torno de suas cordas vocais, se tensionam. Sua voz pode falhar e suas mãos tremerem (se elas não pararem, é melhor deixá-las no colo para disfarçar).

Pele

Dado o tumulto interno, seu corpo começa a suar. Mas é um suor frio, pois o sangue está sendo desviado para longe da pele para manter os músculos firmes, acabando com a tremedeira – olá, mãos úmidas e rosto pálido. Seja prevenida e passe um pouquinho de pó bronzeador antes da entrevista, só para garantir.

Digestão

Para conservar a energia, o organismo fica mais lento e desacelera o sistema digestivo, incluindo as glândulas salivares. Sua boca seca.

Bexiga

Sua resposta ao stress impulsiona o sistema urinário. Palavras sábias: use o banheiro mais próximo antes da reunião.

Sistema imunológico

Sentindo a tensão, o organismo produz células extras em seu sistema imunológico temporariamente, reforçando sua capacidade de lutar contra lesões ou infecções.
Reforce suas defesas descansando bastante na semana anterior à grande entrevista. Além disso, chegue antes do horário marcado (atrasar só aumentará a ansiedade) e lembre-se de respirar profundamente.

Fonte: Revista saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário